HAOC celebra 90 anos com solenidade no plenário da Câmara

O Hospital Augusto de Oliveira Camargo (HAOC) comemorou na última terça-feira, 27 de junho, 90 anos de inauguração, com a realização de uma solenidade no plenário da Câmara Municipal de Indaiatuba. A abertura ocorreu com a apresentação da Orquestra Jovem de Indaiatuba, sob regência do maestro Felipe Oliveira.

A solenidade teve mesa composta pelo superintendente do HAOC, Renato Sargo, o presidente da Fundação Leonor de Barros Camargo (FLBC), Marcio Gonçalves Moreira, e o diretor geral do HAOC, Edmir Deberaldini. Também fizeram parte da mesa o vice-prefeito, Tulio José Tomass do Couto, o vice-presidente da Câmara, Luiz Carlos Chiaparine, a secretária da Saúde, Graziela Drigo Bossolan Garcia. A solenidade contou ainda com a presença dos diretores Marco Antonio Barroca (administrativo), Ronaldo José Garcia (financeiro), José Carlos Ribeiro da Motta Filho (técnico), e Rui Carlos Souto da Silva (clínico), assim como o membro do conselho curador da FLBC, Luiz Gonzaga da Silveira Arruda Neto.

“Essa homenagem é para todos que fizeram essa história do HAOC. À família inteira dos descendentes do casal Augusto e Leonor, ao Renato Sargo liderando as equipes, à dedicação de todos os funcionários, a quem agradeço de coração (...) Essa missão vai continuar, e vamos rumo ao centenário do HAOC”, declarou o presidente da Fundação Leonor de Barros Camargo, Marcio Gonçalves Moreira.

Dr. Edmir Deberaldini, diretor geral do HAOC, apontou os principais números mensais do hospital: 1.200 internações; 20 mil atendimentos em PA e PS; 700 cirurgias. “Mas o hospital só consegue estas realizações porque é “tocado” por pessoas, estas sim grandes heroínas e heróis, alguns inclusive deram suas vidas durante a pandemia há aproximadamente dois anos. Por isso homenageamos hoje nossos coordenadores de setor, e deixamos nosso agradecimento, em nome da Fundação Leonor de Barros Camargo, pela dedicação e profissionalismo de todos”.

Na sequência foi feita uma homenagem a todos os 1270 funcionários e colaboradores, assim como os 271 médicos do corpo clínico, através da entrega de uma lembrancinha para 46 gerentes, coordenadores, supervisores, que, representando suas equipes, replicarão à toda equipe HAOC esta comemoração pelas nove décadas de instituição.

História

Por volta de 1920 um casal de paulistanos, donos de algumas propriedades também no interior de São Paulo, entre elas, uma fazenda de cultivo de café em Indaiatuba, ao constatar a impossibilidade de terem filhos legítimos decidiram que seus bens deveriam ser transformados em obras sociais que fossem desfrutadas por toda uma comunidade carente. É assim que começa a história do "filho" de Augusto e Leonor de Oliveira Camargo: a Instituição Beneficente Augusto de Oliveira Camargo, atual Fundação Leonor de Barros Camargo, mantenedora do Hospital Augusto de Oliveira Camargo (HAOC), hoje com 90 anos de serviços prestados à população local.

Augusto e Leonor se sensibilizaram com a precária assistência à saúde a que se submetiam os trabalhadores das fazendas existentes em Indaiatuba. Com o auxílio e experiência dos profissionais que atuavam no primeiro hospital da capital paulista, a Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, elaboraram a planta do HAOC e as obras foram iniciadas na década de 1920, comandada pelo irmão de Leonor, Francisco de Paula Leite.

Em 1933, nasce então o primeiro hospital de Indaiatuba: o HAOC, que abriu suas portas com a certeza de que significaria a mudança da qualidade de vida das pessoas que residiam em Indaiatuba, pois prestaria um serviço médico gratuito aos carentes

Texto: Assessoria de Imprensa HAOC – Heloisa Pignatelli Santaliestra

Fotos: Sacha Ueda


 

 


Galeria de Imagens:

Corpo Clínico



Haoc Saúde © 2024 Todos os direitos reservados | Política de privacidade