Gestão de Resíduos de Saúde é tema de palestra

Os Resíduos do Serviço de Saúde (RSS), também conhecidos como lixo branco, hospitalar, infectante, séptico, biológico ou perigoso, são os materiais que apresentam riscos biológicos (infecção), químicos (toxidade, inflamabilidade), radioativos (radioatividade ionizante) e mecânicos (perfurações, cortes).

Para falar sobre o assunto o Hospital Augusto de Oliveira Camargo (HAOC) recebeu no dia 14 de junho Odair Luiz Segantini, coordenador do setor de Resíduos Especiais da Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe). Nesta data foram realizadas duas palestras, uma no período da manhã e outra no período da tarde, para assim abranger o maior número possível de funcionários.

Os cuidados com os resíduos de saúde englobam os estabelecimentos de assistência a saúde humana ou animal, incluindo serviços de assistência domiciliar, funerárias, drogarias, centro de controle de zoonoses, serviços de acupuntura, tatuagem, entre outros.

O manuseio dos RSS vai desde a geração, com a correta classificação e segregação do mesmo, o acondicionamento, a coleta interna e abrigo externo, coleta e transportes externos, tratamento e disposição final. As empresas especializadas em tratar o resíduo, utilizam três tipos de tecnologia: por incineração a 800ºC, que reduz em 96% e exige sistema para lavagem dos gases; tecnologia de autoclavagem, com pressão a 4 bars e temperatura a 100ºC, que reduz o volume em 70% com trituração, e tecnologia de microondas eletrônica, eletromagnética ou eletrotérmica, também com temperatura superior a mais de 100ºC e também com redução do volume em 70% com trituração.

A palestra contou com a organização dos departamentos SESMT e Educação Continuada e contou com o apoio da empresa Corpus Saneamento e Obras. Houve também sorteio de prêmios e foi servido um café da manhã e café da tarde aos participantes.


Galeria de Imagens:

Corpo Clínico



Haoc Saúde © 2024 Todos os direitos reservados | Política de privacidade