Unidade de Captação de Leite Humano é inaugurada

O Hospital Augusto de Oliveira Camargo (HAOC) e o Rotary Clube de Indaiatuba inauguraram no dia 11 de agosto a Unidade de Captação de Leite Humano (UCLH). A iniciativa é fruto de uma parceria entre o hospital e o Rotary, que contou com o apoio do Rotary Club Gelsenkirchen- Buer; Distrito Rotário 4310; Distrito Rotário 1870; e Fundação Rotária.

Estiveram presentes na inauguração o superintendente do HAOC Renato Sargo, o diretor presidente da Fundação Leonor de Barros Camargo (FLBC) Marcio Gonçalves Moreira, o diretor financeiro da FLBC, Fernando Alencar Lara, o diretor social da FLBC Agostinho de Camargo Moraes Neto. Representando a diretoria do HAOC, participaram Dr. Edmir Deberaldini (diretor geral), Dr. Marco Antonio Barroca (diretor administrativo) e Dr. José Carlos Ribeiro da Motta Filho (diretor técnico). O evento também teve a participação do presidente do Rotary Clube de Indaiatuba, Nelson Ritter, do governador do Distrito 4310, Marcos Marcelo de Moraes e Matos, do prefeito em exercício Antonio Carlos Pinheiro, do secretário da Saúde, José Roberto Stefani e da coordenadora médica da UTI Neonatal, Dra. Denise Bueno.

“Todo mundo percebe que o HAOC está passando por um período de transformação, com construção e ampliação em andamento, e nada mais importante do que focar em nossos pacientes, principalmente nos pequenininhos. Temos uma UTI neonatal que pode atender até 10 crianças e o leite humano é um dos fatores mais importantes no desenvolvimento e a alta hospitalar o mais rápido possível. Essa parceria com o Rotary veio em boa hora e se soma a todo esforço que a FLBC e a diretoria tem feito para desenvolver e tornar o nosso hospital um dos melhores hospitais da nossa região. Não é uma questão de competição e sim de necessidade”, iniciou o diretor geral, Dr. Edmir Deberaldini.

O secretário da saúde, que também é médico pediatra, lembrou da importância do leite materno para a saúde e desenvolvimento dos bebês. “Modificou drasticamente a mortalidade infantil em nosso país com a política de incentivo do aleitamento materno, deixando de lado a cultura de desmamar precocemente”.

O presidente do Rotary Clube de Indaiatuba, Nelson Ritter, lembrou que a instituição centenária é uma organização não governamental que realiza parcerias para desenvolvimento de projetos auto-sustentáveis, conforme avaliação das necessidades das comunidades. “Com base no lema rotário “dar de si antes de pensar em si”, estamos muito orgulhosos em realizar este projeto tendo o HAOC como nosso parceiro, nos permitindo fazer a nossa cidade um pouco melhor do que é. Dando mais de nós e conseguindo colocar o Rotary a serviço da humanidade”.

Marcos Marcelo de Moraes e Matos, governador do Distrito 4310, endossa a importância da aplicação da filosofia rotária em projetos locais. “Quando encontramos parceiros como a Fundação Leonor de Barros Camargo, onde nós temos a oportunidade de fazer bem à comunidade, como neste projeto do banco de leite, é uma grande felicidade em nosso Distrito. Temos uma grande corrente do bem financiada por esta fundação rotária, que é a maior fundação privada do mundo. Então, quando conseguimos ter um projeto de relevância como este do Banco de Leite, que vai proporcionar melhoria da qualidade de vida das crianças que nascem na cidade, é um momento de grande felicidade, porque mais uma vez estamos atingindo nosso objetivo, que é deixar o mundo sempre um pouco melhor para as próximas gerações”.

A princípio, a UCLH irá atender diretamente os recém-nascidos que necessitam de internação na UTI Neonatal, local que tem, como uma das principais causas de internação, a prematuridade e baixo peso. Esses bebês são melhor alimentados com leite materno, a princípio por sonda ou gavagem, até que se faça a transição para o seio materno. 


Galeria de Imagens:

Corpo Clínico



Haoc Saúde © 2024 Todos os direitos reservados | Política de privacidade