Tabagismo é tema de palestra no HAOC

Os funcionários do Hospital Augusto de Oliveira Camargo (HAOC) conferiram na quinta-feira, dia 18 de agosto, uma palestra sobre tabagismo, ministrada pelo médico oncologista Fabrício Colli.

Considerado uma pandemia pela Organização Mundial de Saúde, o tabagismo é definido como o ato de consumir cigarros ou outros produtos que contenham tabaco, cuja droga ou princípio ativo é a nicotina. Trata-se do maior vício da humanidade e a segunda maior causa de morte no mundo, ficando atrás apenas da desnutrição.

Dr. Fabrício salienta que todos os tipos de tumores têm relação com o cigarro, sendo que 98% dos tumores do trato aerodigestivo superior e 90% dos casos de tumor de pulmão. Por este motivo, recomenda a busca por tratamentos que auxiliem o fumante a largar o cigarro. “O tratamento do tabagismo é um processo lento. Não existem fórmulas, medicamentos ou terapias mágicas. O fundamental é a mudança de comportamento, aliando força de vontade, aconselhamento e medicamento. E encerra com a seguinte mensagem de Chico Xavier: “Embora não possamos voltar atrás e fazer um novo começo, podemos começar agora e fazer um novo final”.

Após a palestra foi realizado um sorteio de prêmio e servido um lanche da tarde. As palestras mensais do HAOC são realizadas pelo departamento de Recursos Humanos. 


Galeria de Imagens:

Corpo Clínico



Haoc Saúde © 2024 Todos os direitos reservados | Política de privacidade