SIPAT continua atividades com palestra sobre o ciclo da água

A Semana Interna de Prevenção ao Acidente de Trabalho (SIPAT) continuou suas atividades na quinta-feira, dia 17, com a palestra “Escassez Extrema e a influência dos ciclos solares no clima e ciclo da água”, ministrada pelo especialista em Gerenciamento de Recursos Hídricos, Roberto Polga*.

O palestrante explicou os conceitos de Ano Hidrológico, dividido em duas partes: período seco e período chuvoso, assim como alguns termos relacionados ao ciclo da água. “Escassez extrema é que nós estamos vivendo, pois chove, mas não o esperado dentro de uma média. É diferente da seca, quando não chove, o que ocorre em regiões desérticas. Segurança hídrica é o que temos aqui em Indaiatuba, uma referência brasileira, pois oferece água em quantidade e qualidade para toda sua população e desenvolvimento econômico”.

Além disso, Polga abordou os ciclos climáticos históricos, a influência dos raios solares e outros eventos naturais que podem alterar o clima do planeta. Após a palestra aconteceu o tradicional sorteio de prêmios, com brindes oferecidos por empresas parceiras que apoiam as atividades do SIPAT. Também foi servido um lanche da tarde.

A SIPAT é uma organização do Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT), Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) e HAOC.

*Formado em administração de empresas pelo PUCCAMP e Bacharel em Biologia pela USP de Ribeirão Preto, com pós-graduação em Gerenciamento de Recursos Hídricos pela Escola de Engenharia de Piracicaba. Atua em três comitês de Bacias Hidrográficas, no CBH-Ribeira, CBH SMT (Sorocaba e Médio Tietê) e o PCJ nas principais câmaras técnicas defendendo o segmento usuário industrial. Como PCJ, atuou juntou com o DAEE (Depto. De Águas e Energia Elétrica do Estado de São Paulo) e ANA (Agência Nacional de Águas) na formatação da portaria 050 da ANA que versa sobre as medidas de restrição da outorga de captação, em vigor hoje. É especialista em Gerenciamento de Recursos Hídricos e um dos coordenadores de meio ambiente da FIESP.


Galeria de Imagens:

Corpo Clínico



Haoc Saúde © 2024 Todos os direitos reservados | Política de privacidade