Semana Mundial da Amamentação

Começou na sexta-feira, dia 1/8, a 17a Semana Mundial da Amamentação. A OMS(Organização Mundial de Saúde) e o Ministério da Saúde recomenda que o bebê seja alimentado exclusivamente no peito até os seis meses de idade e junto com outros alimentos até pelo menos os dois anos.



10 Motivos para você Amamentar
1) Além de alimentar, o leite materno tem uma grande quantidade de anticorpos. Cada ato de amamentar equivale, grosso modo, a uma vacinação contra uma série de doenças, infecções (principalmente ligadas ao aparelho respiratório e digestivo) e alergias (urticárias, eczemas, etc.), diabetes, obesidade, desnutrição e taxa de mortalidade.

2) O colostro é a primeira vacina que o bebê recebe ao nascer; Amamentar é econômico, prático, não exige preparo.

3) Amamentar fortalece o vinculo afetivo entre mãe e filho. Através do peito, o bebê adquire segurança e equilíbrio emocional. Costuma também ser mais tranquilo e carinhoso.

4) O ato de amamentar não torna as mamas flácidas e caídas. Ao contrário do que muitas mães pensam, a amamentação pode até tonificar as mamas se for feita de maneira adequada e se a mãe usar sempre o sutiã apropriado.

5) Amamentar diminui a possibilidade da mãe ter câncer de mama.

6) A sucção do bebê durante as mamadas contrai o útero, fazendo com que ele volte ao tamanho normal mais rapidamente e ajuda a diminuir a perda de sangue logo após o parto.

7) Durante a amamentação é reduzida à possibilidade da mãe voltar a engravidar, desde que o aleitamento seja exclusivo e os intervalos entre as mamadas não sejam maiores de que 5 horas, inclusive á noite. Isto serve para as mães que ainda não tenham menstruado.

8) Amamentar reduz a possibilidade de infecções no seu bebê. O uso de mamadeiras requer um cuidado muito maior, alto nível de higiene e limpeza e um rigoroso controle de quantidade dos ingredientes.

9) Satisfaz as necessidades de sucção do bebê, favorece o desenvolvimento adequado do osso maxilar e dos músculos da face. Diminuem problemas ortodônticos ticos de fala, de aprendizagem e atrasos no desenvolvimento.

10) Ajuda a diminuir a desnutrição e reduz a mortalidade infantil.


Vantagens do Aleitamento Materno

Para o Bebê:
  • O leite materno além de muito nutritivo é fácil de digerir e não sobrecarrega o intestino e os rins do bebê. Isso explica porque as fezes do bebê são aguadas (amarelas ou verdes), e que a urina se apresente bem clarinha e abundante;
  • Transmite amor e carinho, fortalecendo os laços entre a mamãe e o bebê;
  • Ele protege o bebê da maioria das doenças;
  • é prático, não precisa ferver, misturar, coar, dissolver ou esfriar;
  • Está sempre pronto, a qualquer hora ou lugar;

Para a Mamãe:
  • A amamentação diminui as chances de a mãe ter câncer de mama e de ovário e osteoporose;
  • Diminui a ocorrência de diabetes;
  • Também protege a mãe da anemia porque impede a menstruação;
  • Protege a mãe da perda de sangue em grande quantidade depois do parto;
  • Perda de peso no primeiro mês no pós-parto;
  • Amamentação tem ação contraceptiva no primeiro mês quando a criança é alimentada somente no peito.

Para a Família:
O leite materno é o alimento mais completo que existe para o bebê até o sexto mês. Por isso não é preciso completar com outros leites, mingaus, suquinhos, ou Chás, contribuindo para a economia no orçamento familiar;

Galeria de Imagens:

Corpo Clínico



Haoc Saúde © 2024 Todos os direitos reservados | Política de privacidade