Novembro Azul

Oncologista faz palestra sobre câncer de próstata

O Dia Mundial da Diabetes também foi lembrado no mesmo evento

 

Duas datas importantes dentro do calendário da saúde motivaram palestras oferecidas aos funcionários do Hospital Augusto de Oliveira Camargo (HAOC), realizadas na última segunda-feira, dia 16 novembro. A primeira delas foi a palestra ministrada pelo médico oncologista Fabricio Coli Badino, sobre o câncer de próstata. Na sequência a equipe da Educação Continuada do HAOC lembrou o Dia Mundial do Diabetes.

O dia 17 de novembro é Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, sendo que o todo o mês conta com ações dentro do Novembro Azul, voltado para abordar o tema. O câncer de próstata, ao lado do câncer de pulmão, está entre os tipos mais comuns entre os homens brasileiros. Dr. Fabricio aponta que o número crescente de casos de câncer está relacionado com fatores tais como o crescimento populacional, longevidade, hábitos de vida e avanço dos métodos de diagnósticos. Por isso ele destaca como formas de prevenção a adoção de hábitos saudáveis tanto em atividade física quanto em alimentação, evitar o tabagismo, realização de prevenção ativa e a utilização de métodos de prevenção passiva.

Em 2014 foram diagnosticados 80 mil novos casos de câncer de próstata no Brasil, que apresenta como fatores de risco a idade, a raça - tendo maior incidência entre os caucasianos - a diabetes, a hormonioterapia a base de testosterona e utilização de alimentos embutidos e hidrocarbonetos.

O câncer de próstata não é hereditário e apresenta baixa mortalidade, desde que seja diagnosticado em fases iniciais. Por isso, a chance de cura está diretamente relacionada ao diagnóstico precoce.  Este diagnóstico ocorre por meio de exames como o PSA (coleta de sangue), o toque retal - indicado para maiores de 40 anos - e a biópsia (quando indicada).

Dr. Fabricio aponta que a cirurgia é um tratamento eficaz, e pode ser necessária a utilização de radioterapia, em poucos casos também a quimioterapia, além da hormonioterapia.

Dia Mundial do Diabetes

A enfermeira Bárbara Chrispim Salla, coordenadora do departamento de Educação Continuada do HAOC, falou sobre o Dia Mundial do Diabetes, que ocorre em 14 de novembro, e apresentou os principais sinais e sintomas (urinar com freqüência, falta de energia, perda de peso, sede excessiva), fatores de risco (excesso de peso, alimentação inadequada, sedentarismo, histórico familiar) e formas de prevenção (praticar exercícios físicos, alimentar-se bem, manter o peso ideal e caminhar).

Diabetes Mellitus é uma doença caracterizada pela elevação da glicose no sangue (hiperglicemia). Pode ocorrer devido a defeitos na secreção ou na ação do hormônio insulina, que é produzido no pâncreas, pelas chamadas células beta .A função principal da insulina é promover a entrada de glicose para as células do organismo de forma que ela possa ser aproveitada para as diversas atividades celulares. A falta da insulina ou um defeito na sua ação resulta portanto em acúmulo de glicose no sangue, o que chamamos de hiperglicemia..

Se o diabetes não for tratado de forma adequada, podem surgir complicações, como retinopatia, nefropatia, neuropatia, pé diabético, infarto do miocárdio, acidente vascular cerebral, entre outros. Se o paciente já estiver com diagnóstico de complicação crônica, há tratamentos específicos para ajudar a levar uma vida normal.

Na sequência os funcionários presentes puderam realizar o exame chamado “teste de destro”, no qual é possível medir através de uma gota de sangue, os níveis de glicemia (açúcar) no sangue.

O encerramento da palestra mensal contou com um lanche da tarde. Em dezembro ocorre a última palestra de 2015 e trará como tema o Dia Mundial de Luta contra à Aids.


Galeria de Imagens:

Corpo Clínico



Haoc Saúde © 2024 Todos os direitos reservados | Política de privacidade