Janeiro Branco tem palestra sobre saúde mental

Um dos objetivos da campanha Janeiro Branco é vincular a tradição de iniciar o ano repensando sobre diferentes aspectos da vida amorosa, financeira e outros objetivos pessoais, para lembrar também em investir e garantir a Saúde Mental e Saúde Emocional. Para isso o médico psiquiatra Luiz Finotti realizou uma palestra aos funcionários do Hospital Augusto de Oliveira Camargo (HAOC), com o tema “Minha Saúde Mental: o que posso fazer por ela?”.

Na palestra, que aconteceu no dia 31 de janeiro no auditório do HAOC, Dr. Finotti explica que a busca pela saúde mental está também relacionada aos hábitos de vida. Por isso destaca questões como a qualidade do sono, e a importância de evitar estímulos visuais, como das telas dos smartphones algumas horas antes de dormir, pois pode diminuir o tempo de sono e até provocar insônia.

Outro destaque é a relação entre entre a atividade física e o desempenho no ambiente de trabalho e até mesmo na diminuição do estresse. E o psiquiatra lembra que 15 minutos de caminhada ajudam a prevenir e até mesmo diminuir os sintomas de depressão.

Há também os hábitos de lazer, que dentro do contexto atual, tendem a tornar-se diluídos, menos intensos, de menor duração e sem profundidade. Isso está relacionado ao aumento dos estímulos sensoriais, novamente remetendo às redes sociais e plataformas de streaming, que provocam uma distração rápida e superficial.

Para melhorar a qualidade de vida e saúde mental, Dr. Finotti destaca a importância de hábitos de lazer de longa duração, desconectados do mundo virtual e da rotina diária. Alguns exemplos são as atividades físicas que envolvam esportes coletivos, ciclismo, natação ou caminhadas, recreativas como pesca ou dança, e artesanais como pintura, jardinagem ou culinária.

Cuidar da saúde mental envolve ainda o cuidado com o que é ingerido. Substâncias que levam ao vício, como álcool e outras drogas, ou mesmo em casos que não acarretam em dependência química, mas cujos efeitos alteram a qualidade de vida e influenciam negativamente, seja na saúde física ou mental.

 


Galeria de Imagens:

Corpo Clínico



Haoc Saúde © 2024 Todos os direitos reservados | Política de privacidade