HAOC registra terceira doação de órgãos do ano

Na tarde desta segunda-feira, dia 05, aconteceu no Hospital Augusto de Oliveira Camargo (Haoc) a terceira doação de órgãos deste ano, na instituição.

A paciente Maria Aparecida dos Reis, de 62 anos, deixa viúvo Silvio Lopes dos Reis, de 65 anos, aposentado, três filhos: Marcos, Douglas e Glaucia e quatro netos. Educadora Social aposentada, evoluiu a óbito devido a um AVCH (Acidente Vascular Cerebral Hemorrágico), ocorrido no dia 1º de dezembro. A paciente havia dado entrada na UTI e logo em seguida, após os procedimentos de praxe, foi submetida a uma cirurgia para drenagem do coágulo.

A paciente permaneceu na UTI após a cirurgia, entretanto no dia 2 de dezembro o seu estado de saúde não evoluiu e no sábado dia 3 após um eletroencefalograma, foi constatada a morte cerebral da paciente. Segundo a equipe técnica, todos os protocolos exigidos para o devido atestado foram executados.

A equipe responsável pela ocorrência de imediato contatou os familiares para que pudessem autorizar a doação dos órgãos. O marido e os filhos determinaram a doação, uma vez que a paciente sempre esboçou a vontade de ser doadora. Os filhos informaram também que há cincos Maria aparecida sofreu um aneurisma, ocasião em que foi submetida a uma cirurgia.

Assim que a família autorizou a doação, uma equipe da Unicamp da Equipe de Captação de Órgãos composta pelos médicos Marcelo Cartaparttia da Silva e Marco Sentis, foi chamada para a captação dos órgãos: fígado, os dois rins, tecidos (pele) e as duas córneas para o Hospital de Olhos de Sorocaba. Segundo o médico da Unicamp os órgãos vão para um banco de recepção e passarão por exames para definir os possíveis receptores.

Durante toda a manhã e tarde desta segunda-feira as equipes se revezaram para a retirada dos órgãos, dando início às 10h30 e o término às 14h30, com a retirada do fígado e dos rins pela equipe da Unicamp, e após as córneas. Vale lembrar que a identidade dos receptores é preservada, por isso não se sabe o destino dos órgãos doados.

Galeria de Imagens:

Corpo Clínico



Haoc Saúde © 2024 Todos os direitos reservados | Política de privacidade