HAOC realiza primeiro TAVI de Indaiatuba

O Hospital Augusto de Oliveira Camargo (HAOC) realizou o primeiro procedimento para substituição de válvula aórtica por cateterismo cardíaco de Indaiatuba. O TAVI, sigla que vem do inglês transcatheter aortic valve implantation é um implante de prótese através de método minimamente invasivo e ocorreu no setor de Hemodinâmica, no dia 20 de novembro, com equipe liderada pelo médico Silvio Giopatto, especialista em Cardiologia, Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista.

O tratamento é indicado para pacientes com estenose aórtica, doença grave que provoca endurecimento da válvula aórtica. Posicionada na saída do coração, é esta válvula que bombeia sangue para todo organismo, contudo este endurecimento representa uma barreira muito grande para o músculo cardíaco. Por se tratar de uma doença silenciosa, progride lentamente por anos, às vezes décadas, até tornar-se sintomática. Cansaço, dor no peito, perda de consciência e turvação visual estão entre os sintomas apresentados pela doença.

Ao contrário da cirurgia tradicional, de “peito aberto”, que é efetiva porém invasiva, este tratamento feito com o auxílio de angiógrafo* (aparelho que permite a obtenção de imagens em três dimensões do sistema circulatório com alta definição), possibilita fazer o implante da válvula no coração através de um orifício de milímetros na perna do paciente, tornando o procedimento muito mais seguro e minimamente invasivo, o que representa também uma recuperação mais rápida do paciente.

Hemodinâmica

O Hospital Augusto de Oliveira Camargo (HAOC) conta, desde o mês de agosto de 2021, com um novo e mais moderno equipamento* para realização de cateterismo diagnóstico e de tratamento de doenças de obstrução do vasos e artérias do coração, cérebro ou outros órgãos vasculares. O setor de Hemodinâmica do HAOC está em funcionamento desde 2015, e este novo aparelho agrega uma série de recursos que facilitam o tratamento e o torna mais preciso, mais assertivo, mais previsível do que o equipamento anterior.

A Hemodinâmica realiza exames e procedimentos relacionados ao tratamento de doenças coronárias, como infarto e angina; arritmias cardíacas; doenças da aorta; artérias que irrigam órgãos abdominais (rim, por exemplo); doenças das artérias dos membros (trombose, gangrena); aneurismas cerebrais; químio embolização de tumores cerebrais, renais e de fígado; embolização de miomas, entre outros.


Galeria de Imagens:

Corpo Clínico



Haoc Saúde © 2024 Todos os direitos reservados | Política de privacidade