Haoc prossegue com o curso suporte básico de vida neste fim de semana

No último fim de semana, dias 16 e 17, aconteceu na Fiec II o Curso de Suporte Avançado de Vida (ACLS). A iniciativa partiu da necessidade de contribuir para o crescimento profissional e o desenvolvimento de habilidades e competências dos profissionais que atuam na área da saúde em Indaiatuba.


O Hospital Augusto de Oliveira Camargo (Haoc) em parceria com a Secretaria da Saúde proporcionaram este curso focado para médicos atuantes no Haoc e Mini Hospital, aos enfermeiros, auxiliares e técnicos.


O curso foi ministrado pela Terzius - Informação e Formação em Saúde, empresa especializada em cursos de aperfeiçoamento de profissionais da saúde, que durante todo o sábado apresentaram novas diretrizes para o processo de ressuscitação, interagindo a teoria com a prática, através de vídeos e manequins que serviram de base para o aprendizado e aperfeiçoamento dos alunos. No domingo, foi aplicada uma prova com o objetivo de avaliar o desempenho de cada participante.


Para o clínico geral Dr. Fábio Garcia Accinelli o curso foi excelente e contribuiu para sua atualização. ''A prática também merece destaque, pois vimos durante o curso algo que sempre acontece num quadro de emergência aqui do hospital'', comenta o médico, que completa, ''a dinâmica possibilitou um suporte ainda maior nos atendimentos de urgência e emergência'', finaliza.


A fisioterapeuta Aline Carloni também enfatizou a organização, a estrutura, a qualidade do curso e dos profissionais que o ministraram. ''Foi muito interessante fazer este curso, a dinâmica entre teoria e prática simplificada facilitou a compreensão dos trabalhos que realizamos em caso de urgência e emergência'', comenta a fisioterapeuta que já tem a certificação do suporte básico, ''a atualização é fundamental para nossa profissão, que a cada dia tem mudanças nas diretrizes, na utilização de medicamentos, o que antes era usado, hoje pode ser substituído por outros mais eficazes. Aprimorar é a maneira mais segura para garantir o sucesso de um trabalho'', finaliza Aline.


O (BLS) Basic Life Support, ''Suporte básico de Vida'', terá duas turmas e acontece no próximo fim de semana, dias 23 e 24 de julho, das 8h às 17h em ambos os dias, também na Fiec II.


O ACLS e o BLS têm por objetivo ensinar aos participantes manobras de ressuscitação Cardiopulmonar (RCP) em adultos, crianças e lactentes, de acordo com as diretrizes da American Heart Association.

Durante o curso serão utilizados manequins especiais para procedimentos de respiração boca a boca, massagem torácica externa e Desfibrilação Externa Automática - DEA, incluindo as técnicas de manuseio e desobstrução de vias aéreas.


Além da parceria entre o Haoc e a Secretaria de Saúde, os cursos contam também com os trabalhos do Dr. Josenilson Campos de Oliveira, responsável pelo contato com a Terzius - Informação e Formação em Saúde.


Galeria de Imagens:

Corpo Clínico



Haoc Saúde © 2024 Todos os direitos reservados | Política de privacidade