HAOC inicia procedimentos de hemodinâmica em junho

O Hospital Augusto de Oliveira Camargo inaugurou no dia 22 de maio o novo espaço de Hemodinâmica, onde serão realizados, a partir do dia 8 de junho, os primeiros exames, tratamentos e procedimentos de cardiologia, neurologia, radiologia intervencionista e cirurgia vascular percutânia e periférica.

A cerimônia de inauguração contou com a presença do superintendente do HAOC, Renato Sargo, do presidente do conselho da Fundação Leonor de Barros Camargo, Fernando Alencar Lara, dos conselheiros da Agostinho de Camargo Moraes Neto e Flávio Moraes e Silva. Também estiveram presentes os diretores do HAOC Dr. Edmir Deberaldini (Diretor Geral), Dr. Marco Antônio Barroca (Diretor Administrativo) e Ronaldo Garcia (Diretor Financeiro). Representando o Centro de Hemodinâmica, estiveram presentes Dr. Irapuan Magalhães Penteado (Diretor Técnico da Hemodinâmica), Dr. Daniel Putz Penteado (médico Hemodinamicista). A cerimônia contou ainda com a participação do Prefeito Reinaldo Nogueira, do Deputado Estadual Rogério Nogueira, do Secretário de Saúde José Roberto Stefani, dos vereadores Luiz Carlos Chiaparine e Célio Massao Kanesaki, do presidente do Conselho Municipal de Saúde Luiz Medeiros, o Diretor da Faculdade Max Planck Ricardo Tannus, assim como médicos, funcionários, imprensa e convidados.

O Diretor Geral do HAOC, Dr. Edmir Deberaldini, que abriu a cerimônia de inauguração, ressalta a importância para Indaiatuba e Região de ter uma unidade de Hemodinâmica no HAOC. “O atendimento imediato, ou o mais precoce possível, ao paciente infartado, muda sobremaneira o prognóstico e a sobrevida do mesmo. Além disso, é um avanço tecnológico para a medicina e o atendimento médico na cidade”.

Dr. Edmir esclarece que serão atendidos os casos de urgências e emergências, além dos casos ambulatoriais e de consultórios, porém, num primeiro momento não estará disponível aos pacientes usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). O motivo é que para realizar o credenciamento pelo Ministério da  Saúde é necessário que serviço esteja em funcionamento e com todos os trâmites legais de liberação.

O Centro de Hemodinâmica realizará exames e procedimentos relacionados ao tratamento de doenças coronárias, como infarto e angina; arritmias cardíacas; doenças da aorta; artérias que irrigam órgãos abdominais (rim, por exemplo); doenças das artérias dos membros (trombose, gangrena); aneurismas cerebrais; químio embolização de tumores cerebrais, renais e de fígado, por exemplo; embolização de miomas. “Imediatamente realizaremos tratamento dos casos corriqueiros. Os outros procedimentos devem acontecer paulatinamente”, esclarece Dr. Irapuan Magalhães Penteado.

“É uma opção de tratamento a uma série de doenças graves com uma agressão muito menor do que uma cirurgia. Hoje esse equipamento permite uma diversidade de aplicações muito grande. Vamos iniciar pelo tratamento cardiológico e aumentando gradativamente o grau de dificuldade. Depois de terminada etapa estaremos operacional em todas as outras possibilidades que este equipamento nos oferece”, completa.

O espaço do Centro de Hemodinâmica foi construído ao lado do Centro Cirúrgico, onde antes havia um pátio interno. A moderna obra, de 233 metros quadrados, acompanha o equipamento de ponta utilizado para a realização de procedimentos minimamente invasivos, utilizando cateteres. “Para preparar toda estrutura da parte física, o HAOC investiu R$ 500 mil. A equipe que está fazendo a parceria com o hospital realizou o investimento em equipamento, com custo de R$ 1,2 milhão”, informa o Diretor Financeiro, Ronaldo Garcia.


Galeria de Imagens:

Corpo Clínico



Haoc Saúde © 2024 Todos os direitos reservados | Política de privacidade