HAOC e Max Planck inauguram sala do curso de enfermagem

O Hospital Augusto de Oliveira Camargo (HAOC) e a faculdade Max Planck inauguraram na última terça-feira, 17 de maio, uma sala de aula para utilização do curso de Enfermagem. A sala, localizada ao lado da Capela, foi cedida pelo hospital e reformada pela faculdade, e é apenas o início de um projeto, que será ampliado fisicamente e que deve estar pronto já no início do primeiro semestre de 2017. “A faculdade solicitou um espaço para que os alunos pudessem se reunir, estudar, ter aulas, e encontramos uma sala que foi reformada para isso. A Max Planck vai iniciar a construção de um outro espaço para os alunos do curso e já começou a preparação do local”, explica o Diretor Técnico do HAOC, Dr. José Carlos R. da Motta Filho.

“Teremos uma ampliação da participação da Max dentro do HAOC, iniciamos parte do projeto que é demolir um local que não estava sendo utilizado. Agora a arquiteta do HAOC, com o arquiteto da Max, vão desenhar essa proposta para atender a necessidade do curso e do hospital também. Neste primeiro momento a área será utilizada pelo curso de enfermagem, mas a intenção é trazer todos os cursos da área de saúde, como fisioterapia, nutrição, farmácia, educação física, que poderão aproveitar essas instalações para ter aula prática. A construção será feita através de investimento da Max”, completa o Diretor da Unidade Max Planck Indaiatuba, Professor Hector Edmundo Huanay Escobar.

Dr. Motta agradeceu durante a cerimônia o Superintendente do HAOC, Renato Sargo, Dr. Edmir Deberaldini, Diretor Geral, e Ronaldo Garcia, Diretor Financeiro. A inauguração contou com a presença do Diretor Administrativo do HAOC, Dr. Marco Antonio Barroca, da gerente de Enfermagem Bárbara Chispim Salla, da equipe de enfermagem do HAOC, assim como representantes da faculdade Max Planck e alunos do curso de Enfermagem.

A sala inaugurada será utilizada por alunos dos cinco anos do curso de Enfermagem e foi desenvolvida para uma metodologia ativa, com participação do aluno, permitindo desenvolver o cognitivo e ter atitude reflexiva. Deste modo, alguns elementos foram pensados de forma que atendesse essa proposta, com mesas redondas e disposição da sala permitindo a integração dos alunos durante as aulas. “A sala é um diferencial do curso da Max Planck, e é um ganho porque o aluno vai ter a possibilidade de ter essa vivência hospitalar, mesmo neste momento teórico/acadêmico, o que é extremamente rico porque pode associar esses conhecimentos teóricos com o que ele está vendo aqui na prática”, avalia o professor e coordenador do curso, Alexandro Marcos Menegocio.

Outra novidade anunciada pelo diretor do HAOC é a contratação dos três melhores de Enfermagem, fato comemorado pelo coordenado do curso. “Essa novidade anunciada hoje é uma muito boa porque a faculdade prepara o enfermeiro na sua formação para o mercado de trabalho com foco no SUS, e aqui é um hospital que tem foco no SUS, mesmo ele tendo atendimento de particulares e convênios. E o aluno ter a possibilidade de constatação pelo seu desempenho e destaque acadêmico é um diferencial e tanto”.

Dr. Motta explicou que a Max Planck é uma faculdade parceira do HAOC desde o começo, seja através da utilização de área cedida pelo hospital à faculdade, até a implantação de cursos da área da saúde. “A área da educação está relacionada com a área de saúde. Temos o intuito de no futuro ter uma faculdade de medicina aqui, além de todos os cursos da área da saúde ter a possibilidade de contar com alunos estagiando no hospital. O HAOC já tem residência médica em clínica médica, pediatria e oftalmologia. Nossa intenção é que no ano que vem, com a aprovação do MEC, tenhamos cirurgia geral, ginecologia e ortopedia”. Professor Escobar avalia essa aproximação das áreas de saúde e educação de forma positiva. “O fato da gente trabalhar com o HAOC gera possibilidade de atratividade de outros médicos, pois sabendo que o HAOC tem uma escola da área de saúde, poderemos atrair novos enfermeiros, fisioterapeutas, médicos, enfim, a intenção é fortalecer esse polo, a participação efetiva da secretaria de saúde, da prefeitura, também é importante como parceiros. Existe uma sinergia de forças e de interesses, porque a intenção nossa é formar bons profissionais”, conclui.


Galeria de Imagens:

Corpo Clínico



Haoc Saúde © 2024 Todos os direitos reservados | Política de privacidade