HAOC comemora Dia do Médico

Foi realizado no Salão Nobre do Hospital Augusto de Oliveira Camargo (HAOC) um café da manhã em homenagem aos médicos, que têm o dia 18 de outubro estabelecido como data comemorativa da profissão. Médicos de diversas áreas de atuação foram recebidos por membros da diretoria do HAOC e também da Fundação Leonor Barros Camargo, que é a mantenedora do hospital. Atualmente o HAOC conta com uma equipe de 220 médicos, incluindo plantonistas do Pronto Socorro e Pronto Atendimento.


O dia 18 de outubro foi escolhido para celebrar os médicos por ser o dia consagrado pela Igreja a São Lucas, que exercia a profissão de médico e também tinha vocação pela pintura. A medicina é a ciência que investiga a natureza e a origem das doenças do homem de modo a preveni-las, controlá-las e curá-las, preservando assim a saúde das pessoas. A palavra deriva do verbo latino mederi que significa curar e tratar.


No Brasil são atualmente reconhecidas pelo Conselho Federal de Medicina (CFM), a Associação Médica Brasileira (AMB) e a Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM) as seguintes especialidades e áreas de atuação:


1.Acupuntura: ramo da medicina tradicional chinesa e um método de tratamento chamado complementar de acordo com a nova terminologia da OMS


2.Alergia e Imunologia: diagnóstico e tratamento das doenças alérgicas e do sistema imunitário.


3.Anestesiologia: estudo da dor e anestesia.


4.Angiologia: é a área da medicina que estuda o tratamento das doenças do aparelho circulatório.


5.Cancerologia (oncologia): é a especialidade que estuda os tumores malignos ou câncer.


6.Cardiologia: estudo das doenças relacionadas com o coração.


7.Cirurgia Cardiovascular: tratamento cirúrgico de doenças do coração.


8.Cirurgia da Mão:


9.Cirurgia de cabeça e pescoço: tratamento cirúrgico de doenças da cabeça e do pescoço.


10.Cirurgia do Aparelho Digestivo: atua na cirurgia dos órgãos do aparelho digestório, como o esôfago, estômago, intestinos, fígado e vias biliares, e pâncreas.


11.Cirurgia Geral: é a área que engloba todas as áreas cirúrgicas, sendo também subdividida.


12.Cirurgia Pediátrica: cirurgia geral em crianças.


13.Cirurgia Plástica: tratamento para correção das deformidades, má formação ou lesões que comprometem funções dos órgãos através de cirurgia de caráter reparador.


14.Cirurgia Torácica: atua na cirurgia dos pulmões.


15.Cirurgia Vascular: tratamento das veias e artérias, através de cirurgia.


16.Clínica Médica (Medicina interna): é a área que engloba todas as áreas não cirurgicas, sendo subdividida em várias outras especialidades.


17.Coloproctologia: é a parte da medicina que estuda e trata os problemas do intestino grosso (cólon), sigmoide e doenças do reto, canal anal e ânus.


18.Dermatologia: é o estudo da pele e suas doenças.


19.Endocrinologia e Metabologia: é o tratamento das glândulas.


20.Endoscopia: cirurgia abdominal, cirurgia videolaparoscópica e Cirurgia do trauma. Esta especialidade médica ocupa-se do estudo dos mecanismo fisiopatológicos, diagnóstico e tratamento de enfermidades passíveis de abordagem por procedimentos cirúrgicos. 21.Gastroenterologia: é o tratamento do aparelho digestivo.


22.Genética médica: é o estudo dos genes e de seu papel na herança das características paternais e maternais pela prole. A grande questão da genética nos dias de hoje e da medicina em geral são as células tronco e a clonagem humana.


23.Geriatria: é o estudo das doenças do idoso.


24.Ginecologia e obstetrícia: é o estudo do sistema reprodutor feminino.


25.Hematologia e Hemoterapia: é o estudo dos elementos figurados do sangue (hemácias, leucócitos, plaquetas) e da produção desses elementos nos órgãos hematopoiéticos (medula óssea, baço, linfonódos).


26.Homeopatia: é a prática médica baseada na Lei dos Semelhantes. (Considerado pseudociência pela comunidade científica por não apresentar provas científicas da sua eficácia.)


27.Infectologia: estudo das causas e tratamentos de infecções (causadas por vírus, bacterias e fungos)


28.Mastologia: tratamento de doenças da mama.


29.Medicina de Família e Comunidade: é a área da medicina que se propõe a estudar o indivíduo enquanto ser inserido num contexto familiar e comunitário, nomeadamente integrado na sua família. Procura entender como este indivíduo se relaciona com os grupos sociais e estuda as doenças que o acometem através deste prisma. Trabalha preferencialmente com actividades de prevenção, mas também de uma Medicina de abordagem geral. Idealmente consegue resolver a vasta maioria das doenças de alta prevalência, seu principal objecto.


30.Medicina do Trabalho: trata das doenças causadas pelo trabalho ou com este relacionadas.


31.Medicina do Tráfego: manutenção do bem estar físico, psíquico e social do ser humano que se desloca, qualquer que seja o meio que propicie a sua mobilidade, cuidando também das interações deste deslocamento e dos mecanismos que o propiciam com o homem. 32.Medicina Esportiva: vocacionada para a abordagem do atleta de uma forma global, suas áreas estendem-se desde a fisiologia do exercício à prevenção de lesões, passando pelo controlo de treino e resolução de todo e qualquer problema de saúde que envolva o praticante de desporto ou simplesmente, exercício físico.


33.Medicina Física e Reabilitação: diagnóstico e terapêutica de diferentes entidades tais como doenças traumáticas, do sistema nervoso central e periférico, orto-traumatológica, cardio-respiratória.


34.Medicina Intensiva: é o ramo da medicina que se ocupa dos cuidados dos doentes graves ou instáveis, que emprega maior número de recursos tecnológicos e humanos no tratamento de doenças ou complicações de doenças, congregando conhecimento da maioria das especialidades médicas e outras áreas de saúde.


35.Medicina Legal e Perícia Médica (ou medicina forense): é a especialidade que aplica os conhecimentos médicos aos interesses da Justiça, na elaboração de leis e na adequada caracterização dos fenômenos biológicos que possam interessar às autoridades no sentido da aplicação das leis. Assim a Medicina Legal caracteriza a lesão corporal, a morte (sua causa, o momento em que ocorreu, que agente a produziu), a embriaguez pelo álcool ou pelas demais drogas, a violência sexual de qualquer natureza, etc.


36.Medicina Nuclear: é o estudo imagiológico ou terapia pelo uso de radiofármacos.


37.Medicina Preventiva e Social: se dedica à prevenção da doença ao invés de seu tratamento.


38.Nefrologia: é a parte da medicina que estuda e trata clinicamente as doenças do rim, como insuficiência renal.


39.Neurocirurgia: atua no tratamento de doenças do sistema nervoso central e periférico passíveis de abordagem cirúrgica.


40.Neurologia: é a parte da medicina que estuda e trata o sistema nervoso.


41.Nutrologia: diagnóstico, prevenção e tratamento de doenças do comportamento alimentar.


42.Oftalmologia: é a parte da medicina que estuda e trata os distúrbios dos olhos.


43.Ortopedia e Traumatologia: é a parte da medicina que estuda e trata as doenças do sistema locomotor e as fraturas.


44.Otorrinolaringologia: é a parte da medicina que estuda e trata as doenças da orelha, nariz, seios paranasais, faringe e laringe.


45.Patologia: (derivado do grego pathos, sofrimento, doença, e logia, ciência, estudo) é o estudo das doenças em geral sob aspectos determinados. Ela envolve tanto a ciência básica quanto a prática clínica.


46.Patologia Clínica/Medicina laboratorial


47.Pediatria: é a parte da medicina que estuda e trata crianças.


48.Pneumologia: é a parte da medicina que estuda e trata o sistema respiratório.


49.Psiquiatria: é a parte da medicina que previne e trata ao transtornos mentais e comportamentais.


50.Radiologia e Diagnóstico por Imagem: realização e interpretação de exames de imagem como raio-X, ultrassonografia, Doppler colorido, Tomografia Computadorizada, Ressonância Magnética, entre outros.


51.Radioterapia: tratamento empregado em doenças várias, com o uso de raio X ou outra forma de energia radiante.


52.Reumatologia: é a especialidade médica que trata das doenças do tecido conjuntivo, articulações e doenças autoimunes. Diferente do senso comum o reumatologista não trata somente reumatismo.


53.Urologia: é a parte da medicina que estuda e trata cirurgicamente e clinicamente os problemas do sistema urinário e do sistema reprodutor masculino.



Galeria de Imagens:

Corpo Clínico



Haoc Saúde © 2024 Todos os direitos reservados | Política de privacidade