Dia Nacional do Controle de Infecção Hospitalar

A Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) e Educação Continuada realizaram no refeitório do Hospital Augusto de Oliveira Camargo (HAOC) uma ação para comemorar o Dia Nacional de Controle de Infecção Hospitalar, instituído no dia 15 de maio.

Foram desenvolvidas dinâmicas entre os funcionários e entregues materiais informativos e álcool em gel para que todos realizem a higienização das mãos de forma correta. Entre as dinâmicas havia jogo de caça-palavras e passa-ou-repassa sobre a meta internacional de Segurança do Paciente, premiando os participantes com um diploma de excelência em segurança do paciente e higienização das mãos.

A equipe que realizou a campanha também percorreu o hospital para levar as informações sobre a correta higienização das mãos.

 

Você sabia?

No dia 15 de maio do ano de 1847, na Hungria, o médico-obstetra Ignaz P. Semmelweis defendeu e incorporou a prática da lavagem de mãos como atitude obrigatória para enfermeiros e médicos. Uma simples, mas eficiente iniciativa que conseguiu reduzir a taxa de mortalidade das pacientes. Foi por esse motivo, que o dia 15 de maio se tornou uma data tão importante e significativa e se incorporou ao Calendário da Saúde, por meio da Lei no 11.723, de 23 de junho de 2008. Esse dia tem o objetivo de conscientizar autoridades sanitárias, diretores de instituições e trabalhadores de saúde sobre a importância do controle das infecções.

Corpo Clínico



Haoc Saúde © 2024 Todos os direitos reservados | Política de privacidade